Ajudando você a se recuperar rapidamente após a remoção dos dentes do siso (2023)

O que esperar após a operação

A recuperação após a cirurgia dos dentes do siso geralmente é bastante simples, mas é provável que você sinta dor e inchaço, especialmente nos primeiros 2 dias. Raramente, podem ocorrer complicações, como cicatrização inadequada do alvéolo dentário ou lesão nos nervos. Se você recebeu sedação intravenosa adulta ou anestesia geral, precisará de alguém para acompanhá-lo até a cirurgia e voltar para casa, e é importante descansar por um ou dois dias após a operação.

Dor

É provável que você sinta dor nas primeiras 48 horas, embora sua boca possa ficar dolorida por até uma semana após a operação. As injeções de anestésico local administradas durante o procedimento garantem que você não sinta dor nas primeiras 3-4 horas após a cirurgia, mas assim que o efeito do anestésico passar, você precisará tomar os analgésicos prescritos. Você deve tomá-los regularmente para garantir uma boa noite de sono na primeira noite, o que maximizará sua recuperação. Normalmente, será prescrito paracetamol e ibuprofeno. Quando esses dois medicamentos são tomados juntos, eles potencializam o efeito um do outro porque agem de maneiras diferentes. Certifique-se de seguir as instruções fornecidas pelo seu cirurgião ou farmacêutico. Alguns pacientes podem não conseguir tomar esses medicamentos devido a problemas médicos, mas, nesses casos, serão fornecidas alternativas.

A área ao redor dos locais de extração ficará dolorida e você pode ter dificuldade para limpar os dentes. Siga as instruções para uma boa higiene oral, pois isso é muito importante para minimizar o risco de infecção. Antibióticos só serão prescritos se houver uma infecção ativa em andamento.

Inchaço

O inchaço, especialmente na área das bochechas e tanto dentro como fora da boca, é comum. Novamente, é pior nos primeiros 2 dias e, em seguida, diminuirá gradualmente. Pode ser aliviado usando compressas de gelo, começando logo após a cirurgia. Hematomas na pele do rosto também podem ocorrer.

Rigidez na mandíbula

Você pode ter dificuldade para abrir a boca e sentir dor ou rigidez na articulação da mandíbula. Isso normalmente desaparecerá após alguns dias, mas ocasionalmente pode durar até 2 semanas. Você pode precisar de uma dieta macia por uma semana ou mais.

Tenha cuidado para não forçar a abertura da mandíbula antes que ela esteja pronta e dê tempo para que o inchaço diminua. O ibuprofeno ajudará a aliviar essa dor.

Sensibilidade dos dentes

A sensibilidade dos dentes ao lado do alvéolo dentário do dente do siso é comum; uma boa higiene oral resolverá isso, embora possa durar várias semanas.

Mau hálito

Você pode sentir mau hálito; isso provavelmente não durará mais do que uma semana.

Pontos

Os pontos se dissolverão por si mesmos e não precisam ser removidos, mas é importante que, 3-4 dias após a cirurgia, você comece a escovar os pontos para minimizar o acúmulo de alimentos.

Quando o dente é removido, as raízes deixam um "alvéolo" no osso. Esse espaço na gengiva pode durar até 3 meses. Conforme a ferida cicatriza, coágulos sanguíneos se formam sobre os alvéolos vazios; é importante não desalojá-los.

Sangramento

Se ocorrer sangramento posteriormente no local da extração, você precisará morder um pedaço de gaze ou lenço de papel por 3-5 minutos para interrompê-lo. Evite beber ou comer alimentos muito quentes ou frios, pois isso pode reiniciar o sangramento.

Normalmente, não são marcadas consultas de acompanhamento após a cirurgia dos dentes do siso. No entanto, se você tiver complicações ou se o sangramento não parar, você deve entrar em contato com seu cirurgião.

Cansaço

Seu corpo está usando energia para se curar, então você pode se sentir mais cansado do que o normal - isso é perfeitamente normal.

Exercício e esporte

É importante evitar atividades intensas e exercícios nos primeiros dias. Enquanto você estiver aumentando suas atividades, provavelmente não terá vontade de fazer muita coisa, mas caminhar é a melhor maneira de voltar à forma física. Se você joga rugby ou pratica artes marciais, deve discutir o retorno a essas atividades com seu cirurgião antes da operação.

Complicações

O alvéolo seco ocorre em 5-10% dos pacientes; ele se manifesta como uma dor intensa e persistente que ocorre de 3 a 5 dias depois que a dor inicial diminuiu. Se isso ocorrer, é importante que você entre em contato com seu cirurgião o mais rápido possível, para que ele possa lavar o alvéolo e remover os detritos que estão causando a dor.

Lesões nos nervos são muito menos comuns e geralmente são causadas por contusões nos nervos que estão muito próximos das raízes dos dentes do siso inferiores. Raramente, pode ser causada pelas injeções administradas durante a cirurgia. A lesão nos nervos ocorre em até 2% dos pacientes e geralmente é temporária, mas pode ser permanente em 0,5% (1 em 200) dos pacientes.

A lesão nos nervos pode causar dor, formigamento, sensação alterada (agulhas e alfinetes) ou dormência, e pode afetar o nervo alveolar inferior (o nervo sensorial que supre o lábio inferior, interna e externamente, e as gengivas e dentes inferiores) ou o nervo lingual (o nervo que fornece sensibilidade a um dos lados da língua e gengivas adjacentes).

Se o seu dente do siso inferior estiver posicionado próximo ao nervo "labial", será aconselhável que a probabilidade de lesão nos nervos seja maior (20% dos pacientes provavelmente experimentarão uma lesão temporária e 2% uma lesão permanente). Se for esse o caso, você pode precisar de uma investigação adicional especial por raios X (tomografia computadorizada de feixe cônico) e será oferecida uma abordagem cirúrgica diferente para minimizar a lesão (coronectomia).

Danos aos dentes adjacentes também podem ocorrer se estiverem muito restaurados.

É muito importante que você mantenha uma boa higiene oral e escove os dentes como de costume, da melhor maneira possível, escovando gradualmente mais perto da ferida dia após dia, eventualmente removendo os pontos após vários dias. Você pode ser recomendado a usar um enxaguante bucal antimicrobiano e, muitas vezes, será prescrito enxágues com água salgada para ajudar na cicatrização da ferida. Faça isso delicadamente no primeiro dia pós-operatório para evitar desalojar os coágulos que se formarão sobre as feridas.

References

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Aron Pacocha

Last Updated: 30/07/2023

Views: 6631

Rating: 4.8 / 5 (68 voted)

Reviews: 91% of readers found this page helpful

Author information

Name: Aron Pacocha

Birthday: 1999-08-12

Address: 3808 Moen Corner, Gorczanyport, FL 67364-2074

Phone: +393457723392

Job: Retail Consultant

Hobby: Jewelry making, Cooking, Gaming, Reading, Juggling, Cabaret, Origami

Introduction: My name is Aron Pacocha, I am a happy, tasty, innocent, proud, talented, courageous, magnificent person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.